nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem

1º Ciclo | CATL


O Projeto Educativo do 1º Ciclo na Infancoop pretende ser uma oferta educativa alternativa a sistemas de ensino mais tradicionais, através da implementação de uma pedagogia diferenciada (Movimento da Escola Moderna – MEM) e centrada nos interesses e no potencial de cada criança permitindo um desenvolvimento integral e harmonioso, preparando-as para os desafios sociais e profissionais do séc. XXI.

Quais são as prioridades do nosso Projeto?

Primamos pela atenção à individualidade de cada criança e pelo apoio ao desenvolvimento de um comportamento assertivo, cooperante e autónomo.

Quais são os pressupostos pedagógicos que apoiam a nossa prática?

De acordo com a investigação científica sobre o desenvolvimento infantil, iniciamos as aprendizagens a partir dos interesses e das vivências das crianças, de modo a motivá-las e integrá-las progressivamente nas aprendizagens. Estas estratégias permitem que a criança compreenda mais facilmente os conteúdos abordados e que desenvolva competências de investigação, questionamento e pró-atividade.

O Currículo Nacional determinado pelo Ministério da Educação e Ciência é cumprido?

Sim. A Infancoop tem paralelismo pedagógico com o Ministério da Educação e Ciência, cumprindo o Currículo Nacional. Porém, de acordo com as próprias recomendações do Ministério, a gestão curricular é feita de modo a adequar o momento das aprendizagens aos interesses dos alunos.

Como é organizado o trabalho na sala de aula?

A investigação científica defende que a aprendizagem, nestas idades, deve ser desenvolvida de modo integrado e, sempre que possível, orientada pelo mesmo professor. Neste sentido, é estabelecida uma rotina semanal adequada ao ritmo de cada turma, que inclui momentos de trabalho para as diferentes áreas. Todas as componentes do currículo são trabalhadas de uma forma interdisciplinar e o Inglês do 1º e 2º ano faz parte da componente curricular da INFANCOOP. É também dado espaço ao desenvolvimento de Projetos e ao trabalho autónomo (adequado às necessidades de aprendizagem de cada aluno).

Os pais são incluídos no processo de aprendizagem?

Sim. Os pais são convidados a participar nas aulas algumas vezes por ano, de acordo com a sua disponibilidade, para falarem sobre as suas profissões ou para contarem histórias às crianças. Sempre que necessitarem, os professores estão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida e para dar conta da evolução das crianças.

Contrato Simples

A Infancoop beneficia de apoio financeiro do Ministério da Educação e Ciência para o 1.º Ciclo do Ensino Básico através CONTRATO SIMPLES de apoio à família por despacho do Senhor Secretário de Estado da Educação de 2009/06/22. Os Contratos Simples têm por objetivo criar condições de frequência do ensino particular, em circunstâncias aproximadas do ensino oficial, através da atribuição de um subsídio às famílias com base nos seus rendimentos anuais e conforme critérios determinados por despacho anual.

Como funciona o C.A.T.L.

Esta resposta social funciona como suporte ao 1.º Ciclo, uma vez que a equipa de C.A.T.L. assegura os alunos internos fora das atividades letivas. Esta resposta social também funciona como apoio a crianças externas à Instituição, no período das interrupções letivas, em que o C.A.T.L. funciona com programa específico.

No C.A.T.L. são dinamizadas várias atividades lúdicas e é promovida a brincadeira livre nos recreios. Também oferecemos um leque diversificado de atividades complementares lecionadas por profissionais habilitados. Estas atividades são avaliadas pelos alunos e famílias e revistas anualmente.

É ainda de referir que os espaços exteriores são amplos e devidamente equipados e que a sala de C.A.T.L. dispõe de materiais adequados às atividades a desenvolver.

Creche

Creche

A Creche constitui uma das primeiras experiências da Criança num sistema organizado, exterior ao seu meio familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que desenvolva determinadas competências e capacidades.

 

Ler mais

Pré-Escolar

Pré-Escolar

O Pré-Escolar da Infancoop promove o desenvolvimento integral da Criança, ou seja, o desenvolvimento cognitivo, emocional, pessoal, social, moral e motor, criando condições ambientais favoráveis para que a Criança cresça de um modo pleno e harmonioso.

 

Ler mais