A Creche constitui uma das primeiras experiências da Criança num sistema organizado, exterior ao seu meio familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que desenvolva determinadas competências e capacidades.
É igualmente importante que tenha oportunidades para brincar, desenvolver-se e aprender num ambiente seguro e protetor. Só desta forma é que lhes será possível desenvolver a sua autoestima, autoconfiança e capacidade de se tornar independente face aos desafios futuros com que irá sendo confrontada ao longo do seu desenvolvimento.
Para a criança, ir para a creche é a oportunidade de viver com um grupo de iguais, de brincar, de conversar, num ambiente social de aceitação, de confiança e de afetividade. É também a possibilidade de adquirir novas e positivas experiências: cognitivas, efetivas, sociais e emocionais.
Na Creche existe um currículo. Não envolve “matérias” ou conceitos, mas tem a ver com o brincar e com as várias experiências de aprendizagem, que amplificam, desafiam, e são relevantes para as crianças muito pequenas. Um currículo para crianças com menos de três anos envolve uma vasta gama de opções de aprendizagem, experimentação e oportunidades ilimitadas de exploração.
Possibilidade de experimentar (descobrir, sentir, …)
Estar bem fisicamente e emocionalmente (saúde)
Sentir e estar em ambiente calmo e seguro (segurança)
O movimento
O brincar e o jogar
A linguagem
A autonomia
A sociabilidade
Os sentidos
O pensamento
JOGO DE MANIPULAÇÃO OU CONSTRUÇÃO
Onde as crianças aprendem a manusear diferentes materiais como areia, água, cereais, barro, plasticina, blocos.
JOGO SIMBÓLICO
Que tem origem na imitação das atividades vividas pelas crianças diariamente: imitação de papéis.
Relatar o que está a ocurrer na sala, colocar em palavras o sentimento do grupo.
Contruir diálogo coim conteúdo, vocabulário rico, com informações, explicações opiniões e felicitações.
Estar atento à maneira de como se fala com a Criança: não simplificar demasiado e não infantilizar.
Creche | 1ª terça-feira do mês das 16h às 17h |
Pré-Escolar | 1ª quarta-feira do mês das 16h às 17h |
Os Pais devem agendar estas reuniões com a Educadora de Infância