nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem

Creche


1c0ae2205709722b62e843abc0471a55_XL

A Creche constitui uma das primeiras experiências da Criança num sistema organizado, exterior ao seu meio familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que desenvolva determinadas competências e capacidades.

É igualmente importante que tenha oportunidades para brincar, desenvolver-se e aprender num ambiente seguro e protetor. Só desta forma é que lhes será possível desenvolver a sua autoestima, autoconfiança e capacidade de se tornar independente face aos desafios futuros com que irá sendo confrontada ao longo do seu desenvolvimento.

Para a criança, ir para a creche é a oportunidade de viver com um grupo de iguais, de brincar, de conversar, num ambiente social de aceitação, de confiança e de afetividade. É também a possibilidade de adquirir novas e positivas experiências: cognitivas, efetivas, sociais e emocionais.

Na Creche existe um currículo. Não envolve “matérias” ou conceitos, mas tem a ver com o brincar e com as várias experiências de aprendizagem, que amplificam, desafiam, e são relevantes para as crianças muito pequenas. Um currículo para crianças com menos de três anos envolve uma vasta gama de opções de aprendizagem, experimentação e oportunidades ilimitadas de exploração.

O processo de aprendizagem precisa de três fatores muito importantes

Possibilidade de experimentar (descobrir, sentir, …)

Estar bem fisicamente e emocionalmente (saúde)

Sentir e estar em ambiente calmo e seguro (segurança)

Eixos de Educação na Creche

O movimento

O brincar e o jogar

A linguagem

A autonomia

A sociabilidade

Os sentidos

O pensamento

O Brincar e o Jogar

JOGAR é uma atividade vivida sem propósitos e que realizamos de maneira espontânea atendendo ao nosso reflexo, ao desejo, ao nosso emocional e isto acontece tanto na infância como na vida adulta. Os jogos e brincadeiras envolvem aspetos naturais, culturais e sociais.

A BRINCADEIRA surge a partir das relações interpessoais e dos elementos existentes nos ambientes.

A Criança entra progressivamente na brincadeira do adulto, de quem ela é inicialmente o brinquedo, o espetador ativo e, depois, o real parceiro.

Aos poucos ela é introduzida no espaço e no tempo particulares do jogo. A brincadeira surge como uma interação.

Os jogos e as brincadeiras envolvem o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das Crianças.

JOGO DE MANIPULAÇÃO OU CONSTRUÇÃO

Onde as crianças aprendem a manusear diferentes materiais como areia, água, cereais, barro, plasticina, blocos.

JOGO SIMBÓLICO

Que tem origem na imitação das atividades vividas pelas crianças diariamente: imitação de papéis.

Socialização e Autonomia

Cada Criança ao ir para a Creche leva consigo os hábitos e as culturas das suas famílias, que têm de ser respeitadas. As crianças ao interagirem descobrem que existem diferentes formas de fazer coisas.

As crianças começam a estabelecer relacionamentos consistentes com as outras crianças e aprendem a comunicar.

A relação com as outras crianças contribui para o desenvolvimento de competências sociais. Geralmente os grupos sociais naturais da criança são heterogéneos do ponto de vista cronológico, o que proporciona uma maior variedade de situações de intercâmbio e partilha de diferenças.

Linguagem

A linguagem oral é uma das aquisições que ocorre entre os 0 e os 3 anos. Para que esta ocorra é preciso que os educadores acompanhem e intercedam no sentido de criar um ambiente “conversas”. Deve-se proporcionar momentos de diálogo com o objetivo de:

Relatar o que está a ocurrer na sala, colocar em palavras o sentimento do grupo.

Contruir diálogo coim conteúdo, vocabulário rico, com informações, explicações opiniões e felicitações.

Estar atento à maneira de como se fala com a Criança: não simplificar demasiado e não infantilizar.

Conteúdos da Creche

Os conteúdos da primeira etapa da educação de infância têm uma profunda relação com o desenvolvimento da Criança: o controlo dos esfíncteres, jogar e explorar a si mesmo e o seu meio, separar-se e reencontrar-se, movimentar-se, conviver com os outros, conversar, hábitos de higiene, as questões alimentares, o sono.

Atividades

Há um conjunto de atividades para serem realizadas com as crianças desta faixa etária como as de movimento, conhecimento e observação da realidade, linguagem, jogos de manipulação, jogos simbólicos, expressão musical, expressão dramática.

Pré-Escolar

Pré-Escolar

O Pré-Escolar da Infancoop promove o desenvolvimento integral da Criança, ou seja, o desenvolvimento cognitivo, emocional, pessoal, social, moral e motor, criando condições ambientais favoráveis para que a Criança cresça de um modo pleno e harmonioso.

 

Ler mais

1º Ciclo | CATL

1º Ciclo | CATL

O Projeto Educativo do 1º Ciclo na Infancoop pretende ser uma oferta educativa alternativa a sistemas de ensino mais tradicionais, através da implementação de uma pedagogia diferenciada.

 

Ler mais