nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem

Creche


A Creche constitui uma das primeiras experiências da Criança num sistema organizado, exterior ao seu meio familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que desenvolva determinadas competências e capacidades.

É igualmente importante que tenha oportunidades para brincar, desenvolver-se e aprender num ambiente seguro e protetor. Só desta forma é que lhes será possível desenvolver a sua autoestima, autoconfiança e capacidade de se tornar independente face aos desafios futuros com que irá sendo confrontada ao longo do seu desenvolvimento.

Para a criança, ir para a creche é a oportunidade de viver com um grupo de iguais, de brincar, de conversar, num ambiente social de aceitação, de confiança e de afetividade. É também a possibilidade de adquirir novas e positivas experiências: cognitivas, efetivas, sociais e emocionais.

Na Creche existe um currículo. Não envolve “matérias” ou conceitos, mas tem a ver com o brincar e com as várias experiências de aprendizagem, que amplificam, desafiam, e são relevantes para as crianças muito pequenas. Um currículo para crianças com menos de três anos envolve uma vasta gama de opções de aprendizagem, experimentação e oportunidades ilimitadas de exploração.

O processo de aprendizagem precisa de três fatores muito importantes

    Possibilidade de experimentar (descobrir, sentir, …)

    Estar bem fisicamente e emocionalmente (saúde)

    Sentir e estar em ambiente calmo e seguro (segurança)

Eixos de Educação na Creche

    O movimento

    O brincar e o jogar

    A linguagem

    A autonomia

    A sociabilidade

    Os sentidos

    O pensamento

O Brincar e o Jogar

    JOGO DE MANIPULAÇÃO OU CONSTRUÇÃO

    Onde as crianças aprendem a manusear diferentes materiais como areia, água, cereais, barro, plasticina, blocos.

    JOGO SIMBÓLICO

    Que tem origem na imitação das atividades vividas pelas crianças diariamente: imitação de papéis.

Socialização e Autonomia

Linguagem

    Relatar o que está a ocurrer na sala, colocar em palavras o sentimento do grupo.

    Contruir diálogo coim conteúdo, vocabulário rico, com informações, explicações opiniões e felicitações.

    Estar atento à maneira de como se fala com a Criança: não simplificar demasiado e não infantilizar.

Conteúdos da Creche

Atividades

Pré-Escolar
Pré-Escolar
O Pré-Escolar da Infancoop promove o desenvolvimento integral da Criança, ou seja, o desenvolvimento cognitivo, emocional, pessoal, social, moral e motor, criando condições ambientais favoráveis para que a Criança cresça de um modo pleno e harmonioso.
Ler mais
1º Ciclo | CATL
1º Ciclo | CATL
O Projeto Educativo do 1º Ciclo na Infancoop pretende ser uma oferta educativa alternativa a sistemas de ensino mais tradicionais, através da implementação de uma pedagogia diferenciada.
Ler mais