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Pré-Escolar


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O Pré-Escolar da Infancoop promove o desenvolvimento integral da Criança, ou seja, o desenvolvimento cognitivo, emocional, pessoal, social, moral e motor, criando condições ambientais favoráveis para que a Criança cresça de um modo pleno e harmonioso.

O objetivo do Pré-Escolar é auxiliar a Criança a raciocinar de uma forma complexa integrada, que a estimule a compreender e a respeitar os princípios éticos e universais que lhe permitem fazer escolhas morais adequadas e julgar a justiça das leis, das regras e das convenções.

Para que a Educação Pré-Escolar possa contribuir para uma maior igualdade de oportunidades, as Orientações Curriculares acentuam a importância de uma pedagogia estruturada, o que implica uma organização intencional e sistemática do processo pedagógico, exigindo que o Educador planeie o seu trabalho e avalie o processo e os seus efeitos no desenvolvimento e aprendizagem da Criança.

A Família e a Infancoop são dois contextos sociais que contribuem para a educação da Criança, importa por isso promover a relação entre estes dois sistemas.

Desenho Curricular do Pré-Escolar da INFANCOOP

Com suporte nestes fundamentos, o Educador de Infância, terá em conta:

O desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis;

O reconhecimento da Criança como sujeito do processo educativo – o que significa partir do que a Criança já sabe e valorizar os seus saberes como fundamento de novas aprendizagens;

A construção articulada do saber – o que implica que as diferentes áreas a contemplar não deverão ser vistas como compartimentos estanques, mas abordadas de uma forma globalizante e integrada;

A existência de resposta a todas as Crianças – o que pressupõe uma pedagogia diferenciada, centrada na cooperação, em que cada Criança beneficia do processo educativo desenvolvido com o grupo.

O trabalho desenvolvido tem por base as Orientações Curriculares emanadas do Ministério da Educação e que assentam nos seguintes fundamentos articulados:

Os objetivos gerais – enunciados na Lei-quadro da Educação Pré-Escolar como intenções que devem orientar a prática profissional do Educador de Infância;

A organização do ambiente educativo – como suporte do trabalho curricular e da sua intencionalidade. O ambiente educativo comporta diferentes níveis de interação; a organização do grupo, do espaço e do tempo; a organização do estabelecimento educativo; a relação com os pais e com outros parceiros educativos;

As áreas de conteúdo – que constituem as referências gerais a considerarem no planeamento e avaliação das situações de aprendizagem.

Áreas Curriculares

  • Formação Pessoal e Social.
  • Expressão e Comunicação: Expressão Motora, Dramática, Plástica e Musical, Linguagem Oral e Abordagem Escrita, Matemática e Conhecimento do Mundo.
  • Tecnologias de Informação e Comunicação.

Competências Pedagógicas

Valorizar e respeitar a Criança individualmente e em grupo;

Favorecer a segurança, a autoconfiança e auto – estima com base numa relação afetiva estável;

Estimular a Criança na descoberta das suas capacidades em novas aquisições, transmitindo-lhe confiança em si própria;

Estimular a Criança, no conhecimento de si própria dos outros e do espaço que a rodeia;

Valorizar situações em que o conhecimento da Criança seja adquirido através da experiência direta e do contacto sensorial;

Criar situações em que a Criança construa a sua independência e autonomia, em relação ao adulto, às outras Crianças e ao espaço;

Proporcionar momentos em que a criatividade, imaginação e exploração sejam uma constante;

Valorizar as situações de brincadeira livre, como fator principal de aprendizagem da Criança;

Proporcionar contactos com o meio envolvente, (passear na rua, no parque…) e intercâmbios com outras Instituições;

Ensinar a Criança a cuidar dos brinquedos e a guardá-los no seu devido lugar;

Aprofundar o desenvolvimento da relação Criança/Criança;

Desenvolver a integração da Criança no grupo;

Saber respeitar o outro;

Desenvolver autonomia;

Desenvolver a curiosidade;

Levar à compreensão de regras sociais;

Promover o desenvolvimento da motricidade fina e global;

Levar os Pais a participarem nas vivências das Crianças;

Promover a relação entre a família e a escola;

Fazer articulação de temas com as rotinas para enriquecer a Criança.

Organização do Pré-Escolar

O trabalho no Pré-Escolar assenta em duas vertentes distintas:

Atividade Educativa/Letiva

Atividades de animação e apoio à família

É organizada e estruturada de forma flexível com o objetivo de proporcionar processos de aprendizagem e desenvolvimento da Criança e proporcionar e desenvolver atividades lúdicas.

Modelo Pedagógico

O modelo pedagógico que desenvolvemos no Pré-Escolar é o do Movimento da Escola Moderna (MEM).

O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna é fundamentalmente um modelo respeitador das diferenças interindividuais, uma vez que propõe a diversificação de estratégias pedagógicas.

Desta forma, propõe-se a construção de uma relação pedagógica entre o Educador de Infância e a Criança onde imperem a entreajuda e o estímulo à autonomia em construção, a partir de uma plataforma de confiança e respeito. Como refere González, “a afetividade é percebida como uma componente imprescindível para o desenvolvimento emocional equilibrado das Crianças e dos jovens” (2002).

Dando oportunidade às Crianças de tomarem decisões a respeito do seu percurso, institui-se uma organização democrática e cooperada que permite ao educador uma visão mais ampla e equilibrada da realidade e o respeito pelos diferentes ritmos e os estilos de aprendizagem.

Desenvolvendo esta abordagem pedagógica, a Infancoop pretende preparar as Crianças para os desafios profissionais, sociais e afetivos do futuro, desenvolvendo nelas a assertividade, a liderança e a pró-atividade.

Atividades Complementares

Sensibilização à Língua Inglesa

No Pré-Escolar desenvolve-se o projeto de Sensibilização à Língua Inglesa que proporciona a aprendizagem de uma língua estrangeira, desenvolve novas aprendizagens utilizando métodos e estratégias diversificadas. Esta atividade é dinamizada por professores contratados com formação de Língua Inglesa.

Estímulo Musical

A atividade do Estímulo Musical é dinamizada por professores de Educação Musical da Academia de Música de Alcobaça para as crianças de Pré-Escolar. Esta atividade permite às crianças desenvolver o sentido rítmico e a educação artística.

Expressão Corporal

Esta atividade promove a espontaneidade e a criatividade, a linguagem corporal e desenvolve momentos de socialização. É dinamizada por uma Professora com formação na área da Condição Física e Saúde no Desporto.

 

Creche

Creche

A Creche constitui uma das primeiras experiências da Criança num sistema organizado, exterior ao seu meio familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que desenvolva determinadas competências e capacidades.

 

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1º Ciclo | CATL

1º Ciclo | CATL

O Projeto Educativo do 1º Ciclo na Infancoop pretende ser uma oferta educativa alternativa a sistemas de ensino mais tradicionais, através da implementação de uma pedagogia diferenciada.

 

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