nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem

Notícias


featured image

De mãos dadas, superamos os maiores desafios!

A pandemia trouxe-nos a todos desafios que estávamos longe de imaginar… Obrigou-nos a reinventarmo-nos e a reinventar os nossos dias.

Privados da possibilidade de acolher as nossas crianças nesta que queremos que seja a sua segunda casa – uma casa de afetos, de aprendizagens, de partilha, de brincadeira e alegria – recusámo-nos a baixar os braços e a cortar os laços que nos unem.

 

Distantes, mas sempre juntos

Socorremo-nos das potencialidades desta era digital e procurámos uma solução que nos permitisse mitigar a distância e contornar o isolamento a que fomos obrigados. Uma solução que envolveu toda a equipa pedagógica e que nos permitiu honrar o compromisso de acompanhar todas nossas crianças, dos mais pequeninos aos mais crescidos!

A Educadora Mónica Mendes, responsável de Creche da INFANCOOP, destaca que “na Infancoop vemos a Creche como uma Instituição que apoia, no sentido de prestar atenção e de se colocar em cuidado para com o outro. Portanto, temos consciência que esta dimensão acolhedora requer, neste momento, uma maior adequação à ecologia das crianças e das famílias”.

A Educadora realça que “em diálogo, Creche e Famílias encontraram um conjunto de respostas flexíveis, que permitiram manter o contacto e a relação entre as crianças, as famílias e as equipas pedagógicas”.

Já a equipa do Pré-Escolar considera que este “foi um tempo de uma verdadeira aprendizagem”, do qual retira “muitas coisas positivas”.

“A relação com as crianças, a envolvência dos pais e encarregados de educação, a participação e a importância que se dá à escola… ao Pré-escolar. Temos que agradecer muito aos pais e às crianças. O feed-back que íamos tendo dava alento para continuarmos este desafio…”, refere a coordenadora do Pré-Escolar, a Educadora Zélia Morujo.

Em nome de toda a equipa, a Educadora deixa um “muito obrigada aos pais… pelo tempo… pela paciência… pelo empenho e dedicação. Às nossas crianças… um gigante obrigada por mostrarem SEMPRE que somos um grupo! Que construímos amizades, interações e relações. Que somos TODOS importantes neste caminho de Partilha e Aprendizagem!”.

No 1.º Ciclo o ensino através das plataformas digitais teve início a 16 de março, naquele que foi “um desafio constante para todos os docentes mas também para as famílias e alunos”, refere a Professora Diana Branco, coordenadora do 1.º Ciclo e C.A.T.L.

“Apesar de serem feitas adaptações nas estratégias de ensinar, os conteúdos continuaram a ser lecionados bem como as dinâmicas do Movimento da Escola Moderna: Apresentação de Produções, Tempo de Estudo Autónomo, Trabalho de Projeto…”, salienta.

Deste tempo de Ensino à Distância, a Professora destaca ainda a exploração de novas plataformas, sites de pesquisa, elaboração de jogos e outro tipo de atividades, como visitas online, bem como a constante partilha de conhecimento. “As nossas crianças nasceram numa época de inovação digital e toda a comunidade escolar encontra-se motivada para a exploração das tecnologias. Mais que nunca, está-se a aplicar a filosofia ‘aprendemos todos uns com os outros’, pois os alunos têm conseguido ensinar-nos muito no que diz respeito às novas tecnologias… e isso é tão bom!!”.

A equipa do 1.º Ciclo destaca também o papel que todos desempenharam nestes meses atípicos. “Estamos certos da exigência deste tipo de ensino para toda a comunidade escolar e sabemos que o contexto social está a fazer falta a todos. Agradecemos a todas as crianças e famílias o muito bom trabalho realizado em equipa, em prol do sucesso de todos!”.

 

Uma escola ainda mais bonita!

Neste período de suspensão das atividades presenciais, a INFANCOOP esteve de portas fechadas, mas nunca esteve parada. Ao constante e sempre exigente trabalho administrativo e aos cuidados acrescidos de limpeza e desinfeção que o atual contexto exige, juntou-se a vontade de tornar as instalações mais acolhedoras, mais alegres, e prontas para receber as crianças, assim que possível.

Ao longo das últimas semanas, a instituição foi ganhando cor e vida! A reabertura foi sendo preparada, reorganizando-se espaços e rotinas, por forma a garantir que todas as orientações e medidas de segurança eram cumpridas.

A todos os colaboradores da INFANCOOP, a Direção deixa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido num contexto tão desafiante. Às famílias, um agradecimento pelo apoio, pela compreensão face aos constrangimentos sentidos nestes tempos de incerteza e pela colaboração que tem permitido que a reabertura da instituição decorra de forma tranquila.

O ano letivo que agora termina ficará para sempre marcado na nossa memória. Não sabemos o que o futuro nos reserva e é, também, incerto o contexto em que se iniciará o próximo ano letivo. Mas sabemos que, de mãos dadas, conseguiremos enfrentar quaisquer desafios!

 



  • Notícias