Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste ajuda Infancoop a tornar-se mais sustentável
Na sequência do concurso Ventos de Poupança, a Escola de Hotelaria ofereceu à Infancoop meia centena de lâmpadas LED que estão agora instaladas no refeitório da escola.
A Infancoop deu, no início deste ano letivo, mais um importante passo a caminho da sustentabilidade e eficiência energética. A iluminação do refeitório da instituição é agora garantida por 50 lâmpadas LED, mais eficientes, mais rápidas, mais duradouras e mais sustentáveis que as lâmpadas tradicionais.
A nova iluminação foi oferecida à Infancoop pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), que no ano letivo 2017/2018 foi uma das escolas vencedoras da competição Ventos de Poupança, promovida pela OesteSustentável. Entre os prémios, a EHTO ganhou a possibilidade de oferecer uma sala LED a uma Instituição Particular de Solidariedade Social à sua escolha.
“Selecionámos a Infancoop porque é uma instituição que nos merece a maior admiração”, diz Daniel Pinto, o diretor da EHTO, destacando “a qualidade do seu projeto educativo”. Galardoada há cinco anos consecutivos como Eco-Escola, a EHTO tem-se empenhado em melhorar o seu desempenho ambiental. Uma missão “que se tenta incutir em toda a comunidade escolar e até fornecedores”, explica Daniel Pinto.
Para o diretor da EHTO, este apoio à Infancoop é não só “uma forma de diversificar o âmbito da intervenção social” da escola e de “valorizar organizações que se dedicam a outros níveis de ensino”, mas também uma excelente oportunidade para que alunos e professores da Escola de Hotelaria “percebam que o seu empenho e tudo o que fazem em prol do ambiente tem impacto noutras organizações”.
Para a Infancoop este “presente” da EHTO é uma “ajuda preciosa” na caminhada da instituição rumo à sustentabilidade. A eficiência energética tem sido, como não podia deixar de ser, uma preocupação constante, envolvendo toda a comunidade escolar.
Entre outras iniciativas, a Infancoop tem investido na compra de equipamentos mais eficientes e amigos do ambiente. As novas lâmpadas LED, instaladas naquela que é a maior sala do edifício, vão ajudar a reduzir os gastos com a energia e a pegada ecológica da instituição.