
Está na hora de Todos/as voltarmos à escola!
O início da escola é também o pós-férias, o regresso dos horários do filho, da filha, da mãe, do pai, dos avós, das atividades de natação, música, ginástica, futebol, ballet… É tempo da família ter de fazer uma ginástica mental diária para (re)criar rotinas e horários, encaixar o trabalhar, ir pôr, ir buscar, dar almoço, ajudar nos estudos, BRINCAR…
Mais difícil ainda quando temos entradas novas em escola… soma-se a ansiedade e os medos ao ajustamento das rotinas e da dinâmica familiar.
Ainda por cima isto tudo depois das férias! Onde nos habituámos à leveza de não andar a “correr” tanto, onde o horário é só um, e é de Todos!
Para muitos… porque mais uma vez parece que ficamos surpreendidos com a exigência do início do ano letivo… é o caos! É o “acorda, que hoje há escola!”, “despacha-te que vamos chegar atrasados/as”, “vou chegar atrasado/a ao trabalho e a culpa é tua!”, “também podias ajudar de manhã (para o pai/mãe)”, “vocês não ajudam nada!”… é a tensão na família, pais/mães com crianças, o casal, até o gato parece que estorva!
Alguns levantam mais a voz, outros conseguem um maior autocontrolo e aparentemente manter mais a calma… mas a tensão é difícil de evitar perante as inerentes alterações na dinâmica familiar… e faz parte!
Aceitar isso, perceber que é humano, que não somos perfeitos e nem sempre conseguimos manter o controlo de tudo e de nós próprios é meio caminho para passar esta fase com mais tranquilidade. É uma fase, é temporário… vai passar… porque os horários, as tarefas, os espaços, as caras, etc vão passar a ser rotinas e tudo passará a fluir.
É possível diminuir o desconforto e encontrar formas de facilitar este momento de adaptação. Podemos tentar preparar-nos e tentar minimizar as exigências que vão surgir.
Deixamos aqui algumas sugestões:
– Com alguma antecedência ir retomando progressivamente os horários de deitar e levantar;
– Durante a semana anterior (re)iniciar as rotinas do pequeno-almoço e das tarefas de todos/as na manhã;
– Uns dias antes retomar a rotina matinal da higiene, do vestir, do sair de casa;
– Antes da escola iniciar tentar organizar, com as crianças, o espaço de estudo e de arrumação dos livros, cadernos e material escolar em casa, para que depois não seja novidade;
– Antes e depois da escola começar, conversar com a criança sobre o/a educador/a ou professor/a, os/as colegas, as refeições, as brincadeiras… mas sem forçar ou ser insistente. No dia-a-dia tente um “então o que é que hoje te correu melhor?”;
– Quando a escola começar deixar a roupa preparada no dia anterior, se possível com a criança, para tentar evitar o “não quero essa saia” no próprio dia;
– A criança preparar de véspera a mochila ou o saco da escola;
– Acordar um pouco mais cedo, para haver mais tempo para as tarefas da manhã, sem pressas ou pressões;
– Tente perceber se a maior ansiedade é sua ou se é da criança! Pode ser uma boa decisão ser o/a pai/mãe mais tranquilo e menos ansioso a ir deixar a criança na escola nos primeiros dias, assim todos sofrem menos, os pais/mães e as crianças;
– Despeça-se de forma habitual, sem demoras nem hesitações, com afeto e segurança. Se a criança estiver menos segura pode despedir-se com qualquer coisa como “estás seguro/a aqui com a/o professor/a ou educador/a e teus/tuas os/as amigos/as e vais ter um dia fantástico. No final do dia vimos buscar-te” – Você também acredita nisto!
Bom início!
Imagem: Rawpixel.com – Freepik.com