nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem

A Nossa História


1974

Fomos um grupo de pais que, em finais de 1974, tentou colmatar a total ausência de estruturas de apoio à Criança dos 0 aos 3 anos na cidade de Caldas da Rainha. Resolvemos, então, pôr mãos à obra. Depois de estudadas várias hipóteses, chegou-se à conclusão que o edifício da antiga cantina escolar junto aos silos poderia, com algumas transformações, reunir condições para uma Creche.

1975

Conseguiu-se a cedência das instalações por parte da Câmara Municipal de Caldas da Rainha. Entretanto, este grupo de pais constituiu-se em Cooperativa, por escritura pública em 22 de Outubro de 1975, ficando a denominar-se INFANCOOP – Cooperativa de Pais Trabalhadores para Apoio à Infância CRL. Depressa se chegou à conclusão que, no campo de apoio à Criança, muito havia para fazer. Pretendíamos criar estruturas e linhas de ação e dinamização que servissem à proteção e desenvolvimento integral da Criança e apoiar os pais na educação dos seus filhos.

1975-1996

O modelo jurídico escolhido foi o de Cooperativa pois era fundamental a cooperação e participação dos pais, acompanhando e intervindo. Procurámos que os pais se sentissem comprometidos com a vida da Instituição e com a da Resposta Social/Valência que os seus filhos frequentavam. O Pré-Escolar que, gerido pelas próprias trabalhadoras, funcionava em instalações da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro foi integrado na INFANCOOP, passando assim a ter suporte legal. Posteriormente, passa a funcionar num terreno cedido pela Câmara Municipal, em instalações pré-fabricadas. É aqui que começa também a funcionar a Resposta Social/Valência ATL.

Paralelamente, nasce também na INFANCOOP, o Centro de Educação e Recuperação de Crianças Deficientes, que apoia Crianças dos concelhos de Caldas, Óbidos e Bombarral. Mais tarde esta Resposta Social/Valência torna-se autónoma e independente sendo hoje o atual Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor.

 

1996

Em Setembro de 1996 deixámos as instalações pré-fabricadas e passámos para um novo edifício, no mesmo local, com melhores condições para prosseguir com o trabalho até então desenvolvido.

2001

Em 2001 procedeu-se a obras de ampliação do novo edifício com a criação de mais 3 salas destinadas a utilização polivalente, bem como a obras de requalificação e arranjos exteriores.

2008

Em 2008 concretizou-se uma nova ampliação do edifício, com a construção de mais 3 salas de Creche, de forma a transferir as Crianças da Creche Colmeia para o novo edifício, centralizando assim todas as Respostas Sociais/Valências no mesmo espaço. Também em 2008 a Instituição lançou-se em mais um desafio educacional, com a abertura do 1.º Ciclo do Ensino Básico|ATL na INFANCOOP, adotando o Modelo Pedagógico do MEM – Movimento da Escola Moderna. No ano letivo de 2011/2012 completaram-se as 4 turmas dos 4 anos letivos em funcionamento.

2009

No ano letivo de 2009/2010 o MEM foi assumido, pela INFANCOOP, como o Modelo Pedagógico a seguir em todas as Respostas Sociais/Valências. Esta decisão vem na sequência da vontade de sermos uma oferta educativa alternativa a sistemas de ensino mais tradicionais, através da implementação de uma pedagogia diferenciada e centrada nos interesses e no potencial de cada Criança permitindo um desenvolvimento integral e harmonioso, preparando-as para os desafios sociais e profissionais do séc. XXI.

2012

Em julho de 2012 a equipa da Infancoop conquistou mais um objetivo ambicioso com a Certificação da Qualidade segundo a Norma ISO 9001:2008 e a qualificação da Resposta Social /Valência Creche, nível B, ao abrigo do Modelo de Avaliação do ISS.

Hoje

Hoje somos uma Instituição com cerca 250 Crianças e 44 colaboradores/as, divididas pelas respostas sociais Creche, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico com C.A.T.L. integrado, que pretende assumir-se pela diferenciação positiva na área da Educação e que dia a dia pretende proporcionar uma Educação de Qualidade às Crianças nossas Clientes/Utentes.