nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem

Notícias


featured image

Missão Arco Íris na Infancoop

Sessão de esclarecimento focou cuidados a ter com crianças que fazem anafilaxia e apelou à inclusão.

“A criança com anafilaxia é completamente normal e não precisa de ser tratada de forma diferente. É preciso apenas ter uma atenção especial com a sua alimentação e com o que a rodeia”. Foi este o alerta deixado pela Missão Arco Íris – Associação de Apoio e Promoção à Inclusão de Crianças com Anafilaxia na Infancoop.

A associação deslocou-se à escola no passado dia 17 de julho para uma sessão de esclarecimento sobre a anafilaxia, uma reação alérgica grave e de rápida progressão que pode ser fatal quando o socorro tarda ou é inadequado.

Numa instituição frequentada por crianças com alergias alimentares graves, e onde o tema não é uma novidade, aprofundou-se o conhecimento da anafilaxia, das causas ao tratamento, passando pela prevenção e pelos sintomas a que todos os cuidadores devem estar atentos.

A importância da partilha de conhecimento sobre a doença e a procura de alternativas que não representem um risco para as crianças foram outros temas abordados ao longo da sessão, à qual assistiram mais de três dezenas de pessoas, entre pais e colaboradores da Infancoop.

Munidas de anos de estudo da anafilaxia, e da sua experiência pessoal enquanto mães que dela sofrem, Sofia Fernandes e Ana Ferreira, da Missão Arco Íris, salientaram a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa para que a inclusão das crianças com anafilaxia na escola seja uma realidade. Inclusão esta que “implica um trabalho de parceira escola-família” e que tem “resultados muito positivos para a criança portadora da doença e também para os restantes alunos e professores, dando-lhes a conhecer que os traços de diferença não nos condenam a um mundo diferente”.



  • Notícias