nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem
nuvem

Notícias


featured image

Notícias das Túlipas

As Túlipas receberam uma surpresa muito especial que saltou da nossa Saquinha das Surpresas. Desta vez não foi o Sr. Lobo ou a Ângela Unicórnio mas sim o extraterrestre Kiko e o terrível Dr. Tulha que nos fizeram uma visita.

A nossa sala inscreveu-se no projeto – Missão 360 e a nossa missão é ajudar a proteger o nosso Planeta. Através da implementação de várias atividades promovemos metas e conceitos definidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Foi nos momentos de Animação Cultural que tivemos a oportunidade de brincar com o Kiko e o Dr. Tulha e descobrir o nosso papel (ativo) na promoção da proteção ambiental e da sustentabilidade.

Numa Reunião de Conselho delineamos – “O que Queremos Fazer” para a nossa missão. Para além de o nosso atelier da sala estar recheado de materiais de desperdício que as nossas famílias nos vão trazendo, e com os quais construímos produções plásticas diariamente, decidimos construir novos ecopontos para a sala. Para tal, utilizámos caixotes de cartão que a nossa querida Rosário, pessoa adulta muito importante da nossa comunidade escolar, nos entregou. Recebemos uma visita muito importante para nós – a irmã de uma amiga da sala, antiga aluna da nossa instituição, que nos mostrou a importância de reciclar e com a qual fizemos um jogo de categorização dos diferentes tipos de desperdício.

Fizemos um gráfico de barras que nos mostrou quantas crianças da sala já fazem reciclagem em casa e, graças a este gráfico e ao nosso projeto, temos mais famílias a reciclar!

Agora somos nós os responsáveis por colocar os nossos desperdícios nos Ecopontos e tivemos uma boa surpresa. A nossa escola conseguiu um Ecoponto Amarelo mesmo junto ao nosso portão, que nos facilitou muito a nossa tarefa.

Este projeto vai ao encontro de um dos objetivos presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e no nosso Plano de Grupo – “manifestar comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente” (OCEPE, 2016).

Saudações terráqueas dos meninos e meninas das Túlipas!

 



  • Notícias