
Notícias das Tulipas
Na sala das Tulipas contamos histórias TODOS os dias. Há sempre alguém que traz uma história nova para contar ou vamos à nossa biblioteca de sala e entramos no mundo imaginário das histórias. Rimos, ficamos espantados, partilhamos emoções, sonhamos, damos gargalhadas ou até … ficamos pensativos.
O momento de ler uma história para e com as crianças é muito mais do que apenas… ler.
“O contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o livro. É através dos livros que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética. As histórias lidas ou contadas pelo/a educador/a, recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir de imagens, são um meio de abordar o texto narrativo que, para além de outras formas de expressão, suscita o desejo de aprender a ler.” In OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar), pág.66
A sala do Berçário, Amores Perfeitos, partilhou connosco uma história que não conhecíamos e que passámos a adorar, a “Maria Mete Medo”. Lemos várias vezes em grande grupo e, numa das tardes de interlocução coletiva dedicada à linguagem oral e abordagem à escrita ( momento da nossa agenda do MEM) fizemos o reconto da história e ilustrámos com aguarelas.
Em forma de agradecimento a estes nossos amigos, também nós fomos escritores e ilustradores. Construímos uma história para eles! Escolhemos a canção “O porquinho foi à horta”, transformámos em livro e ilustrámos com a participação de todas as Tulipas.
Damos assim funcionalidade à escrita.